9.7.12

Carlos Reichenbach: uma semana de homenagens em três mostras cinematográficas

O cineasta Carlos Reichenbach morreu em 14 de junho, no mesmo dia em que completou 67 anos de idade. Não consegui ir no seu velório, no Museu da Imagem e do Som (MIS), e, por isso, fiquei triste duas vezes. A segunda por não ter presenciado a poética homenagem dos amigos de Carlão, que cantaram "Parabéns pra você" durante o velório para não deixar o aniversário de Reichenbach passar em branco.

Carlão nasceu em Porto Alegre, mas era paulistano de alma e coração. Um dos principais nomes do cinema da Boca do Lixo, Reichenbach foi o cineasta que provavelmente mais retratou São Paulo em seus filmes. Menos de um mês depois de sua morte, Carlão será homenageado em três mostras cinematográficas na cidade. Uma baita oportunidade para quem quiser conhecer o trabalho genial de Reichenbach.

Amanhã começa na Cinemateca Brasileira a mostra "A Boca em Roterdã", que reapresentará vários filmes da Boca do Lixo exibidos na mostra "The Mouth of Garbage - Subculture and Sex in São Paulo 1967-1987", destaque da última edição do Festival Internacional de Cinema de Roterdã. Em seu primeiro dia, a Cinemateca exibirá dois filmes de Carlão em em novas cópias 35mm: "Lilian M: Relatório Confidencial" e "Império dos Desejos". Veja a programação completa aqui.

Também nesta terça-feira, o Cinusp Paulo Emílio dá início à mostra "Homenagem a Carlos Reichenbach", com a projeção de vários filmes do cineasta. A relação dos filmes pode ser conferida aqui. E no dia 14 de julho, o Cine Olido fará uma sessão especial para homenagear Carlão. Nesse dia, serão exibidos "Dois Córregos", "Alma Corsária" e "Bens Confiscados". O site do Cine Olido é esse aqui.

6.7.12

E assim... conheceram as maravilhosas histórias de Coisas Eróticas

Amanhã fará 30 anos que o primeiro filme pornô brasileiro foi exibido no Cine Windsor, na Avenida Ipiranga, 974, no centro de São Paulo.

No dia 7 de julho de 1982, filas imensas se formaram na calçada do cinema por uma multidão ávida em conferir se nossos atores e atrizes eram pau (e xoxota) para toda obra.

Para comemorar a data, Hugo Moura, Denise Godinho e Bruno Graziano vão lançar o documentário A Primeira Vez do Cinema Brasileiro no mesmo local em que Coisas Eróticas fez história.

O trio de diretores correu atrás de maravilhosas histórias para contar a trajetória de Coisas Eróticas, filme do italiano Raffaele Rossi que entrou em cartaz em plena ditadura militar e apenas dois dias depois de o Brasil ser eliminado da Copa pela seleção da Itália.

Em um trabalho incansável e de perseverança, Hugo, Denise e Bruno localizaram personagens que trabalharam no filme e que até então ninguém sabia do paradeiro deles.

Paralelamente à direção do documentário, Hugo e Denise escreveram um livro delicioso sobre Coisas Eróticas, que traz muitos detalhes sobre o filme que acabaram não entrando no documentário.

Quem quiser saber como Coisas Eróticas entrou para a história do cinema, não pode perder a oportunidade de, quem sabe, enfrentar uma fila imensa neste sábado para ver o documentário e também uma nova exibição do primeiro filme pornô tupiniquim. E conferir também um bate-papo com atores de Coisas Eróticas, parentes do cineasta Raffaele e os diretores de A Primeira Vez do Cinema Brasileiro.

Mais uma vez Coisas Eróticas fará história.

Programação

18:00 – Abertura do coquetel de lançamento

19:00 – Exibição de “A Primeira Vez do Cinema Brasileiro”

20:30 – Coquetel de intervalo

21:00 – Bate-papo com atores e equipe de “Coisas Eróticas”

22:00 – Exibição de “Coisas Eróticas”


Para ver o trailer de A Primeira Vez do Cinema Brasileiro, clique aqui.