6.5.13
Mário Lima é homenageado por amigos da Boca do Cinema
A turma da Boca do Cinema vai homenagear hoje o cineasta, ator e produtor Mário Lima, que morreu aos 77 anos no final de março, vítima de complicações decorrentes de uma pneumonia. Os amigos de Mário Lima vão participar, primeiro, de uma missa na Igreja Santa Cecília, no centro de São Paulo, às 19h. Uma hora e meia depois, todos vão se reunir no Cineclube Biroska, no mesmo bairro, para assistir ao filme "Quinta dimensão do sexo" (1984), dirigido por José Mojica Marins, mas roteirizado e produzido por Mário Lima, companheiro inseparável do criador de Zé do Caixão.
Em 1957, quando tinha 22 anos, Mário Lima resolveu se matricular na escola de cinema de Mojica. Um ano depois, Mário Lima estreou como ator e assistente de produção no filme "A sina do aventureiro", primeiro longa-metragem de seu professor. Da relação entre mestre e aluno surgiu uma grande amizade. Mário Lima ainda atuou na frente das câmeras nos seguintes filmes de Mojica: "Meu destino em tuas mãos" (1963), "À meia-noite levarei sua alma" (1964), "O estranho mundo de Zé do Caixão" (1968), "Pesadelo macabro (episódio do filme "Trilogia do terror", também de 1968), "Ritual dos sádicos/O despertar da besta" (1969), "Finis hominis (1971), "Quinta dimensão do sexo" (1984), "48 horas de sexo alucinante" (1986) e "Encarnação do demônio" (2008).
Mário Lima atuou também em três filmes de outros diretores: "Meu nome é Tonho" (1969), de Ozualdo Candeias, "O profesta da fome" (1970), de Maurice Capovilla, e "Núpcias vermelhas" (1975), de J. Marreco. Apesar de sua vasta experiência no cinema, Mário Lima dirigiu apenas um filme: "Vingança diábolica" (1987), cujos protagonistas são Walter Gabarron e Makerley Reis. Esse mesmo filme ganhou uma versão com cenas de sexo explícito rebatizada como "A menina do sexo diabólico" (1987).
"Quinta Dimensão do Sexo" teve cenas de sexo explícito enxertadas posteriormente para poder ganhar a telona. Na época, os exibidores só queriam filmes que mostrassem closes de penetração. Nenhum dos astros e estrelas do filme original participaram das cenas picantes. Expliciteiros como Silvio Junior foram convidados para rodar as novas sequências, que não têm qualquer relação com a história original.
Veja a ficha de "Quinta dimensão do sexo":
Elenco: Márcio Prado, Zilda Mayo, Maristela Moreno, Michelle Bertran, Marthus Mathias, José Mojica Marins, Mário Lima, João Francisco, Débora Muniz, Albano Cartozzi, Roque Palácio. Sinopse: Paulo e Norberto são amigos, estudantes de Química, ridicularizados pelos colegas de faculdade pelo rumor de serem impotentes. Eles, então, iniciam uma pesquisa e desenvolvem uma fórmula que os transforma em maníacos por sexo. Saem à caça de mulheres nas ruas para raptá-las e estuprá-las. A polícia encontra as vítimas mortas e tenta identificar o autor dos crimes.
Serviço da Homenagem "in memoriam" para Mário Lima:
A missa acontece às 19h na Igreja Santa Cecília, localizada no Largo de Santa Cecília, no bairro do mesmo nome. O filme será exibido às 20h30 no Cineclube Biroska, que fica na rua Canuto do Val, 115, na mesma região, no interior do bar Frango com Tudo.
Leia mais sobre Mário Lima no blog "Violão, sardinha e pão".
Leia mais sobre "Quinta dimensão do sexo" no blog "Filmes para doidos".
Veja anúncio do filme publicado em jornais da época (imagem cedida pelo colecionador Alexandre Aldo Neves):
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário