20.5.08

Deu merda na vizinhança

Todo mundo sabia que ia feder. Mesmo assim um casal de moradores de São Bernardo do Campo, na região do Grande ABC, resolveu mexer. E mais: cansados de chegar em casa e encontrar cocô de cachorros na calçada, a dona-de-casa Cleide Lins de Souza Braga, de 51 anos, e o químico Luiz Ronaldo Braga, de 52 anos, também espalharam o excremento na maçaneta do portão do dono dos cães. Foi aí que o caso virou uma grande batalha, e a briga de vizinhos acabou na polícia.

Ao chegar em casa na noite de 30 de abril e colocar a mão no cocô, o dono dos três cachorros que borravam diariamente a calçada do casal, no bairro Sônia Maria, não deixou por menos. E, numa vingança malcheirosa, o inspetor Vicente Leal de Moura, de 59 anos, teria jogado fezes humanas na casa dos vizinhos. O casal então, segundo uma testemunha que ajudou a apartar a briga, foi tirar satisfação. E o dono dos cães passou a ser agredido com socos e chutes por Luiz Ronaldo, e com um cabo de vassoura por Cleide.

Após a agressão, Vicente voltou à rua com uma arma e teria feito dois disparos contra o casal. Um deles acertou o muro. Agora, enquanto seus cachorros continuam circulando pela rua, ele está preso no 3º DP, acusado de porte ilegal de arma de fogo e tentativa de homicídio.

Limpando a área
Na manhã de ontem, o filho do dono dos cães, o auxiliar de laboratório Vicente Leal de Moura Júnior estava tentando limpar a barra do pai com a ajuda de advogados. Antes, porém, teve que lavar o portão de casa. “Estava um fedor insuportável e tivemos que lavar. Mas a polícia chegou a ver o que fizeram”, disse Junior, mostrando a calçada ainda úmida.

Segundo a família do acusado, Vicente sempre gostou de animais. Tanto que os três vira-latas responsáveis pelo cocô da discórdia foram recolhidos na rua. “São cachorros de rua, que ele alimenta e cuida”, contou uma mulher que mora na mesma casa de Vicente, mas não quis se identificar. “Desde que esse casal se mudou para cá, nossa vida virou um inferno. Eles agrediram o Vicente primeiro. Ele está machucado”, reclamou a mulher. À polícia, Vicente argumentou que deu apenas um tiro para o alto em sinal de alerta. E, segundo policiais, já demonstra arrependimento de ter se sujado por causa de seus cães.

Guerra de cocô obriga casal a se mudar

Os maus hábitos fecais dos cachorros de Vicente Leal de Moura colocou o casal Cleide e Luiz Ronaldo Braga para correr do bairro Sônia Maria. Na manhã de 1º de maio, enquanto uma família limpava o cocô no portão, a outra arrumava as malas para ir embora. Na hora do almoço, um caminhão-baú já estava encostado na calçada, que tantas vezes foi emporcalhada, para levar a mudança. “Nós não vamos ficar aqui perto desse homem”, disse uma mulher, que não confirmou se era a dona-de-casa envolvida na fedorenta confusão. Ela também não quis dizer para onde estava indo. “Isso não interessa. Não vou falar.”

Apressado, Luiz Ronaldo, que já estava entrando no carro, também não quis comentar o episódio. “A briga foi por causa desses cachorros ”, limitou-se a dizer o homem. Na delegacia, o casal não contou que tinha passado cocô no portão do dono dos cachorros. Disseram apenas que Vicente havia atirado fezes humana na casa deles. Segundo eles, a agressão partiu do dono dos cães. Cleide relatou que Vicente aparecera armado quando ela e o marido limpavam o cocô da frente da casa. Alheios à confusão que suas necessidades fisiológicas provocaram, os três vira-latas — dois pretos e um de cor caramelo — continuavam livres, demarcando o território no bairro.

(Matéria de Jussara Soares para o Diário de S.Paulo de 02/05/2008)

Nenhum comentário: