1.5.10

Clássicos e raridades do cinema brasileiro em cópias restauradas

A Cinemateca Brasileira e o Centro Cultural Banco do Brasil promove desde o dia 21 de abril a segunda edição da mostra CLÁSSICOS & RAROS DO NOSSO CINEMA.

Com curadoria da Cinemateca, a programação oferece uma visão diferenciada da história do cinema brasileiro, apresentando filmes dos mais diversos estilos, gêneros e épocas – dos recordistas de bilheteria ao cinema de invenção das décadas de 1960 e 1970, passando por produções destinadas ao grande público – comédias eróticas, terror, policiais e faroestes – muitas dos quais não encontram as telas desde a época de seus lançamentos.

A maioria dos filmes programados será apresentada em cópias novas especialmente confeccionadas para a mostra. Além das sessões, o público terá a oportunidade de conversar, por meio de uma série de encontros, com muitos dos cineastas e artistas envolvidos nas produções escolhidas.


ENCONTRO COM PATRÍCIA SCALVI
01 de maio - Centro Cultural Banco do Brasil

Atriz versátil, de grande talento dramático, Patrícia Scalvi iniciou sua carreira na Boca do Lixo. Fez inúmeras comédias eróticas e trabalhou com os principais nomes do cinema da Boca – Jean Garret, Fauzi Mansur, Ody Fraga, John Doo, Cláudio Cunha, Antônio Meliande, José Miziara, Luiz Castillini, Alfredo Sternheim, entre outros. Trabalhou também em filmes de Walter Hugo Khouri e Carlos Reichenbach. Patrícia Scalvi conversa com o público no próximo sábado, dia 01 de maio, às 17h00, após a projeção da nova cópia 35mm de Ninfas diabólicas, terror erótico de John Doo, que conta com a participação da atriz. O filme será exibido às 15h00.


ENCONTRO COM ALOISIO T. DE CARVALHO
02 de maio - Cinemateca Brasileira

Diretor de comédias de sucesso como Genival é de morte (1956), Maluco por mulher (1957) e O batedor de carteiras, Aloisio T. de Carvalho fala sobre sua trajetória no cinema no domingo dia 02 de maio, às 20h00. O encontro, a ser realizado na Cinemateca Brasileira, é antecedido da projeção, em nova cópia 35mm, do melodrama criminal Preço de um desejo (1952).


ENCONTRO COM CLERY CUNHA
05 de maio - Centro Cultural Banco do Brasil

Diretor de alguns clássicos do cinema popular paulista, como Joelma 23º andar (1980) e O Rei da Boca, Clery Cunha fala sobre sua carreira no cinema, na televisão e no teatro, no dia 05 de maio, às 19h30, no Centro Cultural Banco do Brasil. A palestra do cineasta é antecedida da exibição, em nova cópia 35mm, de seu filme Os desclassificados (1972), policial baseado em fatos reais, com Hélio Souto, Jesse James e Joana Fomm no elenco. O filme será exibido às 17h00.

O preço dos ingressos varia entre R$ 4 e R$ 8.

Fonte: Cinemateca Brasileira

Nenhum comentário: