9.7.12

Carlos Reichenbach: uma semana de homenagens em três mostras cinematográficas

O cineasta Carlos Reichenbach morreu em 14 de junho, no mesmo dia em que completou 67 anos de idade. Não consegui ir no seu velório, no Museu da Imagem e do Som (MIS), e, por isso, fiquei triste duas vezes. A segunda por não ter presenciado a poética homenagem dos amigos de Carlão, que cantaram "Parabéns pra você" durante o velório para não deixar o aniversário de Reichenbach passar em branco.

Carlão nasceu em Porto Alegre, mas era paulistano de alma e coração. Um dos principais nomes do cinema da Boca do Lixo, Reichenbach foi o cineasta que provavelmente mais retratou São Paulo em seus filmes. Menos de um mês depois de sua morte, Carlão será homenageado em três mostras cinematográficas na cidade. Uma baita oportunidade para quem quiser conhecer o trabalho genial de Reichenbach.

Amanhã começa na Cinemateca Brasileira a mostra "A Boca em Roterdã", que reapresentará vários filmes da Boca do Lixo exibidos na mostra "The Mouth of Garbage - Subculture and Sex in São Paulo 1967-1987", destaque da última edição do Festival Internacional de Cinema de Roterdã. Em seu primeiro dia, a Cinemateca exibirá dois filmes de Carlão em em novas cópias 35mm: "Lilian M: Relatório Confidencial" e "Império dos Desejos". Veja a programação completa aqui.

Também nesta terça-feira, o Cinusp Paulo Emílio dá início à mostra "Homenagem a Carlos Reichenbach", com a projeção de vários filmes do cineasta. A relação dos filmes pode ser conferida aqui. E no dia 14 de julho, o Cine Olido fará uma sessão especial para homenagear Carlão. Nesse dia, serão exibidos "Dois Córregos", "Alma Corsária" e "Bens Confiscados". O site do Cine Olido é esse aqui.

Nenhum comentário: