2.8.08

O cinema volta à Boca do Lixo

Veterano ator e cineasta, que mantém seu escritório há 50 anos na região, quer resgatar a memória do cinema paulista

A partir de amanhã, a Rua do Triunfo, na Santa Ifigênia, região central de São Paulo, vai se transformar em uma sala de cinema ao ar livre em todos os domingos do mês de agosto. A iniciativa é da “Associação São Paulo, a Cidade e o Cinema”, presidida pelo amigo Rodrigo Montana, que já teve sua história contada aqui em Mondo Cane no ano passado.

Montana vai exibir a cada domingo um dos vários filmes que fizeram parte da história do cinema paulista e que foram produzidos ali mesmo na região, na grande maioria das vezes de forma independente. Os cinco primeiros filmes foram feitos entre os anos 50 e 70. Se o projeto for um sucesso, uma nova leva de obras ganhará a Rua do Triunfo no próximo mês. Para isso, Montana espera que os fãs do Cinema da Boca compareçam em peso no evento. “A presença do público no primeiro dia fará diferença”, diz Montana.

Para homenagear a comediante Dercy Gonçalves, que morreu no mês passado, amanhã será exibido “A Grande Vedete”, filme de 1958. Produzido pela Cinedistri, empresa cinematográfica que até hoje está sediada na Rua do Triunfo, "A Grande Vedete" foi o segundo e último filme de Dercy Gonçalves dirigido pelo mestre das chanchadas Watson Macedo (1918-1981), que no ano anterior havia feito com ela "A Baronesa Transviada".

No segundo domingo de agosto, será a vez da exibição de "O Vigilante Rodoviário". Trata-se do primeiro seriado criado para a televisão brasileira e da América Latina. “O Vigilante Rodoviário” foi ao ar em 1961, pela TV Tupi. A série foi criada pelo cineasta Ary Fernandes. Ao lado do pastor alemão Lobo, o policial percorria as estradas a bordo de um Simca Chambord amarelo ou uma moto Harley-Davidson ajudando as pessoas.

Em 17 de agosto, o público poderá conferir "D'Gajão Mata para Vingar", faroeste dirigido em 1971 pelo cineasta José Mojica Marins, o Zé do Caixão. Na semana seguinte mais um faroeste invade a tela da Rua do Triunfo, só que agora para fazer o público gargalhar. No dia 24 de agosto, Mazzaropi ganhará a tela com "O Grande Xerife", de 1972.

E finalmente, no dia 31 de agosto, a Rua do Triunfo mostrará o primeiro filme da dupla Chitãozinho e Xororó, "No Rancho Fundo", de 1971. O público deverá rir bastante mais uma vez com as atuações de Nhá Barbina, Simplício e Saracura. O cineasta Carlos Reichenbach está no elenco de “No Rancho Fundo”.

“Vamos mostrar filmes populares para atrair o povão para a Rua do Triunfo, o pólo do cinema paulista”, afirma Montana. Os filmes serão exibidos, a partir das 18h, em um telão montado no trecho próximo ao número 134 da Rua do Triunfo, onde fica o prédio da Cinedistri, empresa do cineasta e produtor Aníbal Massaíni.

Nenhum comentário: