3.7.10

Primeiro pornô 3D faz 20 anos

A Folha.com noticiou recentemente que a Hustler seria responsável pela produção do primeiro filme pornô com cenas em 3D. Na verdade, a primeira obra do gênero com sequências tridimensionais foi dirigida pelo mestre Anthony Spinelli em 1990, ou seja, há exatos 20 anos.

"Princess Orgasma and the Magic Bed" traz no elenco as deusas Nina Hartley, Debi Diamond e Diedre Holand, entre outras atrizes, ao lado dos veteranos Joey Silvera, Buck Adams e John Doug. O filme foi lançado nas locadoras do Brasil como "A princesa Orgasma e a cama mágica" entre o final de 1992 e o início de 1993.

Na época do lançamento, a novidade chamou a minha atenção. Quem alugava a fita VHS, levava para casa o tradicional óculos para filmes 3D, com uma lente azul e a outra vermelha.

Não me recordo se "A princesa Orgasma" foi o primeiro filme 3D que vi na minha vida. Ou se foi "Freddy's Dead: The Final Nightmare", de 1991, uma das piores partes da série "A Hora do Pesadelo", que assisti no cine Marabá no mesmo período em que o pornô 3D chegava no Brasil.

A história de "A princesa Orgasma" é bem simples. Cada casal do filme passa a ter viagens alucinógenas, antes mesmo de fazer sexo, apenas ao subir na cama mágica do título, que pertenceu à princesa Orgasma há um século. Maças e vibradores voam ao redor dos protagonistas e do espectador que está usando os óculos 3D.

Mas a melhor coisa do filme é ver estrelas como Nina Hartley e Debi Diamond em cenas de sexo explícito em terceira dimensão. Quem não queria ter a impressão de se sentir no mesmo set com essas mulheres? A única desvantagem era continuar assumindo o papel de voyer, mesmo com a sensação de estar a poucos metros das estrelas do pornô americano.

(Mondo Cane agradece a Asahi Video por fornecer a imagem da capa que aparece nesse post. A Asahi é uma locadora especializada em filmes pornográficos há 20 anos. Conheça o site dela clicando aqui)

3 comentários:

Valter Noronha disse...

Teve um filme que a Jeanna Fine fez em 1991 que utitlizava técnicas de câmera revolucionárias. A história misturava elementos de voyeur, ficção cientpifica e surrealismo. Preciso achar esse filme com urgência. Esse do 3-D eu não sabia! Mesmo assim, acho que demorou pra ter saídio, já que o 3-D existe desde a década de 50!

Felipe M. Guerra disse...

Morram de inveja, punheteiros: eu tenho o VHS original deste filme!!!!

E realmente a desinformação da imprensa atual é algo ridículo. Quando começaram essas conversas de "primeiro pornô 3D de todos os tempos", até um professor meu da faculdade caiu no conto, e não acreditou quando eu disse que tinha um pornô 3D dos anos 80 na minha coleção.

Logo, a Folha e outros jornais e revistas fazem cagada, e eu passo por mentiroso! hahaha.

pseudo-autor disse...

Eu continuo imaginando (mesmo depois da notícia na Folha e desse post) qual será o efeito de um 3D no pornô? Deve ser surreal!

Cultura? O lugar é aqui:
http://culturaexmachina.blogspot.com